EA FC 26 pode ter clubes brasileiros licenciados; negociações estão em andamento com a CBF

Desenvolvedora já enviou proposta para incluir times do Brasileirão com escudos, uniformes e jogadores oficiais; acordo depende de aprovação da Confederação e blocos como LFU e Libra.

NOTÍCIAS

Henrique Pereira

7/1/20253 min read

screenshot do jogo EA FC 25 onde o atacante Son, do Tottenham, disputa bola com Joe Gomez, do Liverp
screenshot do jogo EA FC 25 onde o atacante Son, do Tottenham, disputa bola com Joe Gomez, do Liverp

Após a sinalização positiva de Marcelo Paz, presidente da Liga Forte União (LFU), em trabalhar pelo retorno dos clubes brasileiros ao EA FC — nova versão da antiga franquia FIFA — a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já recebeu uma proposta formal da Electronic Arts (EA) para viabilizar o acordo.

Segundo apuração do Estadão, a EA apresentou à CBF uma oferta para incluir, de forma totalmente licenciada, a Seleção Brasileira e os clubes do Campeonato Brasileiro no simulador de futebol. O pacote prevê a presença de uniformes, escudos e jogadores com direitos de imagem regularizados. A proposta está atualmente em fase de análise pela CBF.

O entrave dos direitos de imagem

A ausência dos clubes brasileiros nos últimos jogos da franquia se deve à complexidade na negociação de direitos de imagem no país. Diferentemente da Europa — onde as ligas nacionais centralizam os direitos dos clubes e jogadores, como a Premier League ou a La Liga — no Brasil, a inexistência de uma liga única obriga negociações individuais com cada time. Esse modelo frequentemente gera impasses e inviabiliza acordos coletivos com a desenvolvedora.

Enquanto isso, a concorrente eFootball (da Konami) conseguiu contornar esse obstáculo ao negociar separadamente com alguns clubes, garantindo exclusividades pontuais.

A possível solução: Liga Forte União e Libra

O cenário atual, no entanto, é mais promissor. Os principais clubes do país estão hoje divididos entre dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra. A LFU, presidida por Marcelo Paz (também CEO do Fortaleza), já manifestou publicamente interesse em negociar com a EA. Caso o acordo inicial envolva apenas a LFU, clubes como Corinthians, Fluminense, Internacional, Botafogo, Vasco da Gama, Fortaleza, Athletico Paranaense, Ceará, Sport, Juventude, América-MG e vários outros estariam incluídos.

Entre os times representados pela LFU estão também: Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Mirassol, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Ponte Preta, Tombense, Botafogo-SP e Amazonas.

Para que a Série A seja totalmente incluída no jogo, no entanto, será necessário que a EA também negocie com os clubes da Libra, que representa Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Bahia, Vitória, entre outros.

Expectativas para o futuro

Existe a expectativa de que, até 2027, a LFU e a Libra se unifiquem em uma liga que organize conjuntamente as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Até lá, a EA Games ainda pode enfrentar negociações paralelas para conseguir reunir todos os clubes e jogadores no jogo.

Apesar disso, fontes próximas indicam que, com a proposta em mãos da CBF e o interesse mútuo das partes envolvidas, há boas chances de que todos os times da Série A e as competições Brasileirão e Copa do Brasil estejam presentes nas próximas edições do EA FC.

Confira mais conteúdos da SafeZone Brasil:

Foto: EA Sports